Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/crq-iv-sp-participa-do-lancamento-da-frente-parlamentar-em-defesa-do-profissional-tecnico/>.
Acesso em 21/06/2024 às 21h14.

CRQ-IV/SP participa do lançamento da Frente Parlamentar em defesa do profissional técnico

CRQ-IV/SP participa do lançamento da Frente Parlamentar em defesa do profissional técnico

O superintendente Wagner Contrera Lopes falou em nome do Conselho

28 de maio de 2024, às 14h55 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Evento reuniu parlamentares, representantes de instituições de ensino e conselhos profissionais

 

A Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Valorização do Profissional Técnico foi lançada nesta segunda-feira, 27, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento contou com a presença de representantes de instituições de ensino técnico, parlamentares e Conselhos Profissionais, entre eles o CRQ-IV/SP.

De acordo com a coordenadora da Frente, a deputada Solange Freitas (União Brasil), o grupo tem como finalidade defender, fortalecer o profissional, analisar proposições e programas que disciplinam assuntos referentes a este setor da Educação. A deputada lembrou a importância do ensino técnico como porta de entrada para o primeiro emprego de jovens e um meio para pessoas que desejam mudar de profissão. Ela ressaltou ainda a importância da união entre a iniciativa privada, o poder público e as instituições de ensino. “É importante estarmos juntos para que saibamos quais são as prioridades e de que forma nós do poder público podemos estender a mão”, disse.

Em sua manifestação, o superintendente do CRQ-IV/SP, Wagner Contrera Lopes, falou sobre as iniciativas do CRQ-IV/SP em prol da valorização dos profissionais técnicos. “Aqui na nossa jurisdição, no estado de São Paulo, nós representamos mais de 60 mil técnicos da área química, das mais variadas modalidades. Eles têm grande participação em atividades operacionais, na produção, controle de qualidade, área ambiental, nas várias empresas sediadas em nosso estado, e há muito tempo nós fazemos um trabalho de fiscalização para que esse espaço seja respeitado”, disse.

O superintendente falou ainda sobre as ações da Comissão Técnica de Ensino Técnico do Conselho, composta por representantes de instituições de ensino públicas e privadas. Criado há mais de 20 anos, o grupo tem como objetivo propor iniciativas para valorizar os cursos técnicos da área Química.

Os participantes da Frente Parlamentar também expuseram problemáticas relacionadas ao ensino técnico no país e apresentaram sugestões para o trabalho que será desenvolvido. Foram citadas, por exemplo, a necessidade de maior divulgação do ensino técnico, maior articulação entre as empresas, instituições de ensino e profissionais técnicos, medidas de incentivo ao ingresso de mulheres no ensino técnico, entre outras.

Além do superintendente, o CRQ-IV/SP esteve representado pelos conselheiros Claudio Di Vitta, Fernando Silva Lopes e Ana Maria da Costa Ferreira; Lupércio Zerbinatti, assessor de relações institucionais; Andrea Mariano, Gerente de Fiscalização; Patrícia Orii, coordenadora das Comissões Técnicas do Conselho; além dos professores Célia Maria Alem de Oliveira, Denise Moreira dos Santos, Luís Henrique Sassa e Marta Eliza Bergamo, integrantes da Comissão Técnica de Ensino Técnico.

A gravação da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar pode ser assistida pelo canal do YouTube da Alesp. Acesse aqui.

 

Deputada Solange Freitas e representantes do CRQ-IV/SP
Compartilhar