CRIG discute avaliação de projetos legislativos e plano para 2025
CRIG discute avaliação de projetos legislativos e plano para 2025
Reunião do Comitê de Relações Institucionais está ocorrendo na sede do CRQ-IV/SP14 de outubro de 2024, às 11h42 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A avaliação de projetos legislativos de interesse do setor, em trâmite no Congresso Nacional, e a discussão do Plano de Trabalho para 2025 para compor o orçamento anual do próximo ano serão os principais temas que os presidente de CRQs e seus representantes técnicos discutirão durante a reunião que o Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) promoverá nesta segunda-feira (14), na sede do Conselho Regional de Química IV, na capital paulista.
Segundo o Engenheiro Químico, Gilson da Costa Mascarenhas, presidente do CRQ da 14ª Região e coordenador do CRIG, a reunião terá as presenças dos presidentes Hans Viertler (4ª Região), Alexandre Castro (21ª Região), Luciano Figueiredo de Souza (12ª Região) José Cabral Lopes (11ª Região), Lucia Raquel de Lima (19ª Região), Wagner Perdezoli (2ª Região) e Antonio Lannes Júnior (assessor de relações institucionais e governamentais do CFQ).
“Estamos verificando novos projetos que estão entrando em pauta no Congresso Nacional que são do interesse do Sistema CFQ/CRQs”, explicou Mascarenhas. Há projetos, lembrou, tramitando que já estavam definidos na Agenda Legislativa e existem outros que entraram este ano. Semana passada, por exemplo, surgiu um projeto no Senado de criação de um curso, que não estabelece a qual conselho os formandos estarão vinculados. “Trata-se de um curso de Gestão Ambiental, que apesar de estar no nosso âmbito, não especifica na lei que o cria a qual Conselho os futuros profissionais deverão se registrar”, contou. Cabe, portanto, um monitoramento de nosso parte para verificar se nenhum outro conselho vai querer puxar esses profissionais, completou o coordenador do CRIG.
O encontro de hoje conta com a participação de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi). “Eles vão expor as intenções da entidade para com o Sistema e verificar de que forma poderemos trabalhar em conjunto. Um dos assuntos em pauta, disse o presidente Gilson Mascarenhas, seria o desenvolvimento do mercado da cannabis medicinal, mas outros assuntos relacionados à química fina e farmácia serão debatidos, por isso trouxemos o conselheiro federal por SP, Ubiracir Fernandes Lima Filho, que é especialista nessas áreas”, salientou.
O presidente da Abiquifi, Norberto Prestes, anunciou durante o encontro que, em novembro, a entidade apresentará um dicionário contendo 14 mil substâncias farmoquímicas. O compilado será gratuito e ficará disponível para download do site da entidade
Meio Ambiente – O coordenador do CRIG disse que, ao longo do dia, serão abordados outros assuntos, como a reunião da COP 29, prevista para Baku, capital do Azerbaijão, nos dias 11 e 12 de novembro deste ano. O Sistema CFQ/CRQs está negociando sua participação com o Consórcio Brasil Verde.
O CRIG se reúne todos os meses em Brasília, que é a sede do Sistema CFQ/CRQs. Mas se houver algum evento em um Regional – como é o caso do curso sobre gestão administrativa que haverá aqui em São Paulo amanhã (terça) para os conselheiros – o grupo se desloca para outras cidades. O CRIG voltará a se reunir na capital paulista, em dezembro, para depois participar do Encontro Nacional da Indústria Química, marcado para os dia 04.