Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/controle-de-qualidade-do-aluminio-foi-tema-de-live/>.
Acesso em 09/02/2026 às 21h33.

Controle de qualidade do alumínio foi tema de live

Controle de qualidade do alumínio foi tema de live

Em pauta, ensaios físico-químicos, check-list e prevenção de falhas

9 de fevereiro de 2026, às 15h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Uma live promovida nesta segunda-feira no canal do CRQ-SP no YouTube tratou de questões sobre o controle de qualidade do alumínio. A live foi organizada pela Comissão Técnica de Metalurgia do CRQ-SP.

Aspectos de inspeção visual, ensaios físico-químicos, normas técnicas, as ligas de alumínio com outros metais, a inspeção visual e testes em anodização e pintura foram algum dos temas abordados.

Os palestrantes foram a química Patricia Silva, que atua desde 1998 no segmento do alumínio, e Robson Coelho, químico com atuação como Responsável Técnico em processos de tratamento de superfícies.

Robson abriu a live definindo o que é alumínio, como é obtido e como é feita sua reciclagem, uma etapa importante que consome 95% menos de energia do que a produção primária e produz menos resíduos. Ele falou sobre as aplicações do alumínio e como é seu fluxo produtivo.

Robson apresentou a seguir uma visão completa do processamento do alumínio e depois mostrou as ligas com outros metais, os processos e as aplicações mais comuns.

Patricia apresentou a seguir o processo de transformação industrial do alumínio, em processos com fundição, que pode ser feito com alumínio primário ou reciclado. Depois mostrou como é o processo de laminação, que pode ser a quente ou a frio. A extrusão é outro processo para produção de peças no formato desejado, muito utilizado para peças empregadas na construção civil.

Ela também explicou como são os ensaios de controle ao longo do processo para detectar defeitos em todas as etapas de produção. Robson detalhou como são feitos os controles e a certificação do alumínio desde o recebimento da matéria-prima até o controle de lotes.

Robson explicou os critérios técnicos de aceitação de materiais e os principais problemas no processo produtivo, como contaminação por ferro, silicone ou óleo e a existência de manchas, que produzem defeitos que se forem tolerados no início do processo podem virar falhas críticas no acabamento. Ele explicou o que deve ser checado na inspeção visual, quais os pontos de atenção em relação aos defeitos críticos para tratamento de superfície e como fazer a análise química durante o recebimento da matéria-prima.

Patricia abordou a seguir o tratamento de superfície do alumínio, que inclui anodização e pintura eletrostática, um beneficiamento que protege contra corrosão e melhora a estética.

Explicou o que é anodização, como funciona sua linha produtiva e também o que consiste a pintura eletrostática e o tratamento de pintura por deposição química. Depois abordou como é feita a inspeção visual, que busca riscos, trincas e oxidação localizada no alumínio. Ao final Robson e Patricia apresentaram casos reais de falhas de qualidade e o que fazer para evitá-las. Eles responderam às perguntas dos participantes.

A live está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GQ4TF57IbLo.

Acesse o portal do CRQ-Qualifica, um HUB de aprendizagem, que reúne Cursos, Lives, Fóruns, Seminários, Publicações Técnicas e muito conteúdo da área da Química!

 

Compartilhar