Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/conselho-realiza-treinamento-sobre-analise-sensorial-de-lacteos/>.
Acesso em 17/04/2024 às 04h56.

Conselho realiza treinamento sobre análise sensorial de lácteos

Conselho realiza treinamento sobre análise sensorial de lácteos

Curso acontece na sede da entidade e reúne 24 profissionais

3 de outubro de 2023, às 13h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Renata, Deyse e Alessandra são integrantes da Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas do Conselho

 

Nesta terça-feira, 3, está sendo realizado na sede do Conselho o curso Análise Sensorial – técnicas aplicadas para a área de lácteos, promovido pela Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas do CRQ-IV/SP, em parceria com o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).

O treinamento é ministrado para 24 pessoas pela Técnica em Química Alessandra Cazelatto de Medeiros, mestre e doutora em alimentos e nutrição; pela Técnica em Química Renata Cerqueira, especialista em ciência e tecnologia de alimentos; e pela Engenheira Química Deyse Delinardi. As três palestrantes integram a Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas.

Ao longo do encontro, que se encerra às 17h, os participantes estão sendo instruídos sobre as metodologias de análise sensorial e participam de atividades práticas para avaliar o aspecto, odor, cor e sabor dos produtos lácteos. 

Vitória atua no desenvolvimento de produto

“O curso é focado nos testes sensoriais, nós explicamos quais são eles e depois focamos nos descritores – cor, gordura, sabor, corpo -, por entender que essa é uma grande necessidade dos profissionais que atuam na área de lácteos”, explicou Renata Cerqueira. Segundo ela, o treinamento complementa o curso de Análise Sensorial que foi realizado em abril e foi uma solicitação dos próprios participantes.

Moacir é aromista na empresa Aromax

Vitória Barbosa, 29, conta que não participou do treinamento anterior, mas decidiu realizar o curso por estar diretamente relacionado com a sua área de atuação. Ela é analista de desenvolvimento de produto da Dairy Partners Americas Brasil, empresa que produz iogurtes para a Nestlé. “Na hora que vimos o treinamento pensamos logo em fazer para aprimorar a parte sensorial que temos hoje. A prática ajuda muito a entender o que vemos na teoria”, disse.

Para Moacir Leite Júnior, 38, que trabalha na Aromax como um dos responsáveis pelo desenvolvimento da linha de aromas para o segmento de doces, o curso apareceu em boa hora. “Ele permitirá ampliar ainda mais o nosso conhecimento dentro da empresa nesse segmento de mercado que apresenta uma grande tendência de crescimento”, afirmou.

Em breve, o Conselho realizará mais um curso sobre análise sensorial, desta vez voltado ao segmento das cervejas. Clique aqui para conferir o calendário disponível até o momento.

Compartilhar