Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/conselho-promovera-forum-para-celebrar-o-dia-mundial-da-agua/>.
Acesso em 24/05/2024 às 14h31.

Conselho promoverá fórum para celebrar o Dia Mundial da Água

Conselho promoverá fórum para celebrar o Dia Mundial da Água

O papel dos profissionais da química em atividades relacionadas ao tratamento para fins industriais e sistema de arrefecimento será o foco

20 de março de 2023, às 15h36 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

“O papel dos profissionais da química no tratamento de águas industrias e de sistemas de arrefecimento central em ambientes públicos e e privados” é o tema do fórum que o CRQ-IV/SP promoverá para celebrar o Dia Mundial da Água. Gratuito e on-line, o evento será transmitido no dia 23 de março, às 14h, pelo canal do Conselho no YouTube.

Uma das apresentações será de Catarina Sandor de Castro Costa Moraes, que falará sobre o tratamento de águas industriais, como caldeiras e torres de resfriamento, abordando questões como equipamentos e sistemas para troca de calor, substâncias dissolvidas na água, incrustação, corrosão eletroquímica, contaminação microbiana, entre outros tópicos.

Charles Domingues, com 38 anos de experiência em tratamento de água em sistemas de resfriamento (AVACR), apresentará a palestra “Programa de tratamento de águas em uma visão sustentável”. Ele enfatizará a importância do programa de tratamento de água, a busca por conservação, performance e eficiência energética e compartilhará casos práticos para ilustrar sua abordagem.

O fórum será uma excelente oportunidade para quem quiser aprender ou atualizar seus conhecimentos sobre os temas.

Clique aqui para acessar a página de transmissão do fórum e conferir outras informações sobre o evento.

ONU – Oficialmente, a Organização das Nações Unidades comemora o Dia Mundial da Água em 22 de março. Nesse dia, a entidade promoverá um congresso mundial para discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento. Sob o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a entidade usou a a fabula do beija-flor que apaga o incêndio carregando gotas de água em seu bico. 

A fábula do Beija-flor – Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram dele e disseram:

– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:

– Estou fazendo aquilo que posso.

O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.

Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água. Clique aqui para mais detalhes sobre essa iniciativa.

Compartilhar