Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/conselho-participa-de-cerimonia-na-unicamp/>.
Acesso em 20/07/2024 às 16h49.

Conselho participa de cerimônia na Unicamp

Conselho participa de cerimônia na Unicamp

Presidente Hans Viertler entregou o Prêmio Lavoisier aos melhores formandos

21 de março de 2023, às 9h57 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Presidente do CRQ-IV integrou a mesa da cerimônia de colação de grau de formandos da Unicamp- Fotos: Divulgação

 

O presidente do CRQ-IV/SP, Hans Viertler, participou no último sábado da cerimônia de colação de grau dos formandos do segundo semestre de 2022 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento ocorreu, às 18h30, no Centro de Convenções da Instituição de Ensino.

Eu sua participação, Viertler agradeceu o convite feito Comissão de Graduação e especialmente aos formandos, seus pais e a todos aqueles que contribuíram para que aquele momento se concretizasse. “Obter a graduação num escola conceituada como a Unicamp é um feito alcançado pelos mais dedicados e por poucos. Saboreiem essa conquista e a preservem com orgulho em suas memórias e corações”, afirmou.

Viertler se prepara para a cerimônia onde discursou

A seguir falou um pouco sobre a legislação que regulamenta a profissão, salientou a importância do Código de Ética e comentou sobre a responsabilidade de o Conselho fiscalizar o exercício da profissão. A meta da fiscalização, observou, é contribuir para que a sociedade tenha acesso a produtos e serviços químicos seguros e qualidade.

Um ponto importante que ele disse que gosta de mencionar muito não é apenas a fiscalização, mas o interesse do Conselho em incentivar os estudantes a escolher a Química como o futuro de seu profissão. Para isso, a entidade realiza os prêmios CRQ-IV e o Lavoisier. “Esses concursos são voltado para alunos de nível técnico e superior. E para concorrer é necessário que os participantes apresentem trabalhos orientados por professores ou profissionais atuantes. Entre os vencedores é distribuída uma quantidade total de 30 mil, além de certificados de participação”, explicou.

Sobre o Prêmio Lavoisier, Viertler falou que o pesquisador francês é considerado fundador da Química Moderna. Com base em suas suas observações das reações químicas, ele estabeleceu a lei da conservação da matéria e cunhou a célebre frase: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. “Para homenagear esse personagem, cuja trajetória inacreditavelmente acabou numa guilhotina, o Conselho criou o Prêmio Lavoisier, que é entregue aos melhores formandos de cada turma, indicados por suas respectivas escolas. Os contemplados das turmas do segundo semestre ano da Unicamp foram: Bruna Butke de Souza (Bacharelado em Química Tecnológica), Gustavo Henrique Martins (Licenciatura), Paulo Ricardo dos Santos Pastorino (Química Tecnológica) e Thierre Santana da Costa (Bacharelado).

A cerimônia de colocação de grau foi transmitida pelo canal da Unicamp no YouTube e está disponível neste link . A fala do presidente do CRQ-IV começa aproximadamente aos 45 minutos da transmissão.

 

 

Compartilhar