Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/cientistas-ganham-nobel-em-quimica-por-estudo-de-proteinas-com-ia/>.
Acesso em 21/11/2024 às 12h50.

Cientistas ganham Nobel de Química por estudo de proteínas com IA

Cientistas ganham Nobel de Química por estudo de proteínas com IA

David Baker foi premiado “pelo design computacional de proteínas” e a dupla Demis Hassabis e John Jumper “pela previsão da estrutura de proteínas”

9 de outubro de 2024, às 12h16 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

David Baker, Demis Hassabis e John Jumper (Foto: Divulgação)

 

David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper foram anunciados nesta quarta-feira, 9, como os vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2024. Baker é professor da Universidade de Washington (EUA) e realizou o feito inédito e quase impossível de criar novas proteínas, com auxílio do design computacional. Hassabis e Jumper são pesquisadores do Google DeepMind e desenvolveram uma Inteligência Artificial capaz de prever estruturas complexas de proteínas, um desafio científico de meio século. Eles dividirão o prêmio de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões).

Em comunicado à imprensa, o Comitê Nobel destacou que, em 2003, Baker conseguiu pela primeira vez projetar uma proteína completamente nova a partir de blocos de aminoácidos, “diferente de qualquer outra existente”. Desde então, seu grupo de pesquisa tem produzido uma série de proteínas inovadoras que podem ter diversas aplicações, como em produtos farmacêuticos, vacinas, nanomateriais e sensores sofisticados.

Hassabis e Jumper, por sua vez, criaram um modelo de IA chamado AlphaFold2 , que conseguiu prever a estrutura de praticamente todas as 200 milhões de proteínas conhecidas pela ciência. Segundo o Comitê, essa descoberta teve um impacto global: mais de dois milhões de cientistas em 190 países utilizaram a tecnologia para diversas finalidades, incluindo a compreensão da resistência bacteriana a antibióticos e a criação de enzimas capazes de decompor plásticos.

“Ambas as descobertas abrem vastas possibilidades”, disse Heiner Linke, presidente do Comitê Nobel de Química. “A vida não poderia existir sem proteínas. O fato de podermos agora prever estruturas e projetar nossas próprias proteínas confere um grande benefício à humanidade”, finaliza o comunicado oficial do Comitê.

Para mais informações, acesse o site do Prêmio Nobel.

Compartilhar