Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/cfq-participa-na-bahia-de-principal-evento-da-engenharia-quimica-que-discute-agenda-climatica/>.
Acesso em 13/04/2024 às 20h09.

CFQ participa na Bahia de principal evento da Engenharia Química que discute agenda climática

CFQ participa na Bahia de principal evento da Engenharia Química que discute agenda climática

Transição energética, desfossilização e economia circular são alguns dos temas em debate

3 de outubro de 2023, às 11h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Dois importantes eventos estão sendo promovidos em Salvador, Bahia, por iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ). São o 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química – 24º COBEQ – realizado de 1º a 4 de outubro, e o 19º Encontro Brasileiro sobre Ensino de Engenharia Química – 19º ENBEQ – de 4 a 5 de outubro.

O tema deste ano dos dois eventos é “O papel da Engenharia Química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia”, de grande relevância em razão da busca de um futuro sustentável para o planeta. O Conselho Federal de Química (CFQ) é um dos patrocinadores dos eventos, que também têm apoio do Conselho Regional de Química da 7ª Região, da Bahia.

 

Ana Biriba, diretora e conselheira federal do CFQ, representou o Sistema CFQ/CRQs na mesa de honra dos patrocinadores. Foto: Maiara Cerqueira

 

“É de suma importância para o Conselho tentar se aproximar cada vez mais desses profissionais. É o tema do momento, e nós estamos discutindo e participando de vários eventos relacionados. Isso fortalece o Sistema CFQ/CRQs porque estamos sempre buscando mostrar o trabalho que temos feito em prol da Química”, afirmou a conselheira federal e diretora do CFQ, Ana Maria Biriba, que representou o presidente da Autarquia, José de Ribamar Oliveira Filho, na mesa de honra dos patrocinadores.

Ao lado de Ana Biriba, também estiveram presentes na abertura do 24º COBEC os conselheiros federais Suely Abrahão Schuh, Silvana Calado e Djalma Jorge Nunes, além da coordenadora da Assessoria Técnica (Astec) do CFQ, Gabriela Valença, e do presidente do CRQ VII-BA, Antônio César de Macedo e Silva.

 

COBEQ

Karen Pontes, presidente da 24ª Edição do COBEQ. Foto: Maiara Cerqueira

 

O Congresso Brasileiro de Engenharia Química ocorre a cada dois anos em um estado diferente da federação, e é considerado o de maior relevância na área. Reúne pesquisadores da academia e da indústria para discussão de temáticas relacionadas à pesquisa, à inovação e à aplicação da Engenharia Química no Brasil e no mundo.

“É importante o Conselho Federal de Química participar do Congresso pois mostra muita sinergia com quem está atuando nessa área. Ter a cooperação do CFQ mostra o respaldo e a credibilidade [dos trabalhos apresentados]. Ficamos muito honrados de ter esse reconhecimento e patrocínio”, destacou a presidente do 24º COBEQ, Karen Pontes.

Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI. Foto: Maiara Cerqueira

 

Também presente à cerimônia de abertura, o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDES/MCTI), Inácio Arruda, enfatizou o papel institucional dos Conselhos Profissionais, como o CFQ, na popularização da ciência.

 

Com informações do Conselho Federal de Química

Compartilhar