Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/cfq-participa-de-evento-sobre-saneamento-na-camara/>.
Acesso em 13/04/2024 às 20h04.

CFQ participa de evento sobre saneamento na Câmara

CFQ participa de evento sobre saneamento na Câmara

Audiência comemorou os dois anos da sanção do Novo Marco Legal do Saneamento e a importância da Química no tratamento de água e esgoto

2 de dezembro de 2022, às 11h38 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O deputado Alexis Fonteyne ouve a apresentação do presidente do CFQ, José de Ribamar de Oliveira Filho – Crédito: Pablo Valadares/ Câmara do Deputados

 

O presidente do Conselho Federal de Química (CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, participou ontem, (1/12) da audiência pública promovida pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados para comemorar os dois anos da sanção do Novo Marco Legal do Saneamento e a importância da Química no tratamento de água e esgoto.

Organizador do evento, o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), lembrou que, no curto período de vigência, a legislação possibilitou a realização de nove leilões de concessão de serviços, garantindo cerca de R$ 72,2 bilhões em investimentos no setor.

Conforme destacou o parlamentar, a Química pode contribuir com o desenvolvimento de novos produtos para o tratamento de água e esgoto que sejam provenientes de fontes renováveis e que diminuam a perda de materiais, melhoria dos processos de reuso de água, diminuição do consumo de energia e produção de resíduos.

Em sua participação, o presidente do CFQ salientou que o Marco Legal representa um alento “a uma de nossas chagas sociais: a incapacidade de suprir o acesso à água e saneamento”. Oliveira Filho explicou que o setor depende diretamente da atividade dos profissionais da química, citando o tratamento de água para o consumo humano, as várias etapas de tratamento do esgoto captado e o controle de qualidade em ambos os processos como exemplos. “Ou seja, não há como se ter saneamento básico de qualidade sem os Profissionais da Química”, ressaltou o presidente da entidade.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso de Oliveira Filho.

Com informações do CFQ e da Agência Câmara de Notícias

 

Compartilhar