Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/cfq-participa-de-debate-sobre-uso-de-canabidiol-em-brasilia/>.
Acesso em 24/05/2024 às 14h32.

CFQ participa de debate sobre uso de canabidiol em Brasília

CFQ participa de debate sobre uso de canabidiol em Brasília

O conselheiro federal Ubiracir Fernandes Lima Filho integrou a discussão técnica

10 de novembro de 2023, às 11h49 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu, na última quarta-feira (8), um debate sobre o uso do canabidiol para o tratamento de epilepsias em crianças e adolescentes com Síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut e no Complexo de Esclerose Tuberosa entre outros, que não responderam aos tratamentos convencionais. A convite do órgão, o conselheiro federal Ubiracir Fernandes Lima Filho integrou a discussão técnica, realizada em Brasília/DF, e representou o Conselho Federal de Química nesse importante debate para o setor da ciência e da saúde.

Fernandes levou ao encontro contribuições da ciência Química aos médicos terapeutas. “A ideia é ajudar a entender a composição química de diferentes insumos, extratos e fitofármacos, para que ele possa ter aplicação terapêutica cada vez mais precisa”, disse. O conselheiro reforçou, também, que levou ao CFM ponderações sobre a resposta terapêutica obtida a partir de extratos específicos e até o próprio canabidiol.

O Brasil possui apenas regulamentação provisória sobre o uso de cannabis medicinal. O Sistema CFQ/CRQs participa ativamente, desde 2021, de debates sobre o tema, que vem sendo discutido principalmente em sessões no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Em uma delas, o conselheiro federal Ubiracir Lima, que também é integrante da Câmara Técnica de Saneantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), defendeu que a pesquisa sobre cannabis medicinal se transforme em estudo clínico.

Com informações do CFQ

Compartilhar