Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/cfq-entrega-premios-e-inaugura-a-ciq/>.
Acesso em 17/04/2024 às 05h31.

CFQ entrega prêmios e inaugura a CIQ

CFQ entrega prêmios e inaugura a CIQ

Profissionais de SP ganham placas de honra ao mérito e empresa leva troféu. Hub combaterá desinformação

26 de junho de 2023, às 14h44 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Ocorreu na última quinta-feira, dia 22, em Brasília, a entrega do Prêmio Talentos CFQ 2023 e a inauguração simbólica da Central de Informações da Química, que vem a ser um serviço de combate à desinformação sobre o setor.

Três profissionais do CRQ-IV/SP foram agraciados com certificado de Honra ao Mérito. Regiani Maria Leopoldina M. Sandri, da capital, ficou em segundo lugar na categoria Engenharia Química. Natália Gonçalves, de Indaiatuba, e klauss Engelmann, também da capital, ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente, na categoria Bacharel/Licenciatura em Química.

 

Viertler e Oliveira Filho entregaram as placas a Natália Gonçalves e Klaus Engelmann (que não pôde comparecer)

 

Das três empresas classificadas para essa categoria duas têm sede em São Paulo. O primeiro lugar ficou com a Febru Participações, de Campinas; a ALS Tribology Brasil Análises de Fluidos, de Contagem (MG) ficou em 2º lugar; enquanto que a Eaton Ltda.

As placas e troféus que simbolizam as conquista foram entregues pelo presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, pelos presidentes dos CRQs onde os vencedores estão registrados.

Em sua segunda edição, o Prêmio Talentos CFQ, que neste ano teve como tema “Qualidade na área química”, foi disputado pelo 26 profissionais de vários pontos do País e por seis empresas, sendo quadro delas de São Paulo e duas de Minas Gerais. A ganhadora entre as empresas foi a Ferbu Participações S/A, de Campinas, que foi representada pela Bacharel Natália Gonçalves, que ficou em segundo lugar na categoria Bacharel/Licenciatura em Química e é sua Responsável Técnica.

Além de Viertler, o CRQ-IV/SP foi representado pelo superintendente Wagner Lopes e pela gerente jurídica Catia Sashida

A cerimônia foi aberta com a exibição um vídeo com depoimento de Nelson Calafate, um dos articuladores da Lei Mater dos Químicos, a 2.800/56, que criou o Sistema CFQ/CRQs em 18 de junho de 1956 e fez com que a data até hoje ficasse eternizada como o “Dia do Químico”. Em seguida, um segundo vídeo foi exibido, este um manifesto em que o Sistema CFQ/CRQs presta homenagem à atuação destacada dos profissionais da Química no combate à pandemia da Covid-19.

Clique aqui  para ler mais detalhes sobre a premiação e conferir a classificação final dos participantes do concurso, que foi aberto a todos os profissionais e empresas que atuam na área de qualidade.

CIQ – A solenidade do dia 23 foi encerrada com o lançamento oficial Central de Informações da Química (CIQ) – o hub de combate à desinformação, um espaço virtual que reúne ações e congrega parceiros interessados em levar à sociedade informações confiáveis.

O site do serviço já está em funcionamento e pronto para receber denúncias sobre produtos clandestinos e responder a dúvidas sobre o uso correto de de produtos químicos, sobretudo aos destinados a fins domésticos.

Central de combate à desinformação na área química já está em funcionamento

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) é uma das entidades parceiras dessa iniciativa. Presente na solenidade, André Passos Cordeiro destacou que a Química como um todo ganhou papel de destaque durante a pandemia – mas acrescentou que esse movimento de visibilidade do segmento tem de ser permanente.

Outra parceira da CIQ, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), também esteve representada na solenidade, pela sua presidente, Juliana Marra. Ela destacou que a ABIPLA e o Sistema CFQ/CRQs já possuíam outras parcerias no combate à desinformação, como o projeto Mistura Explosiva, que combate misturas caseiras e outros usos de produtos de limpeza feitos sem a supervisão de um profissional da Química, expondo a população a riscos e retirando a eficácia de saneantes utilizados fora das especificações do fabricante.

“A CIQ vai funcionar como receptáculo desse combate à desinformação. A sociedade poderá entrar no site e enviar essas denúncias para nós. À medida que nós formos recebendo essas informações, nós vamos contactando nossos parceiros. O CFQ fará essa conexão e, claro, os Conselhos Regionais estarão conosco em todas essas ações, como tem acontecido até o momento”, afirmou Jordana Saldanha, chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ.

Além de Abipla e Abiquim, na lista de parceiros da iniciativa do Sistema CFQ/CRQs, entram também a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária; a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas e a plataforma de criação e compartilhamento de vídeos curtos TikTok, além de outras associações, fundações, confederações, indústrias, profissionais do setor, imprensa, universidades, entidades que dialogam com o Sistema e sociedade.

Com informações do Conselho Federal de Química

Compartilhar