Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/cfq-e-senai-discutem-melhoria-nos-cursos/>.
Acesso em 04/12/2023 às 02h52.

CFQ e Senai discutem melhoria nos cursos

CFQ e Senai discutem melhoria nos cursos

Encontro de dirigentes discutiu estratégias para elevar a qualidade dos cursos na área química

3 de julho de 2023, às 14h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Hans Viertler, primeiro à esquerda, foi um dos participantes da reunião.


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Conselho Federal de Química (CFQ) estiveram em reunião, recentemente, com o objetivo de estudar possibilidades de parcerias estratégicas para fortalecer a área da Química e elevar a qualidade dos cursos oferecidos. Essa colaboração tem como propósito aprimorar a formação de profissionais nesse campo essencial para o desenvolvimento científico e industrial do país.

A parceria abrange uma ampla gama de ações, incluindo o compartilhamento de informações sobre os cursos de Química disponibilizados pelo Senai, bem como o interesse na utilização do Jogo Mistura Explosiva, além da participação ativa do CFQ nas avaliações periódicas desses programas educacionais. A partir de 2024, o CFQ assumirá a responsabilidade de indicar profissionais para participar das avaliações dos cursos, evidenciando o compromisso mútuo em garantir a excelência na formação dos estudantes e a constante atualização dos currículos.

Durante a reunião, estiveram presentes Gilson Mascarenhas, presidente do Conselho Regional de Química da 14ª Região (CRQ XIV – AM, AC, RO, RR) e coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG); Maria de Fátima Lippo Accioli, conselheira federal; Raquel Lima, presidente do Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – PB) e coordenadora do Colégio de Presidentes (Copresi); Hans Viertler, presidente do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV – SP), Antônio Lannes, assessor de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ; e Jordana Saldanha, chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ.

O diretor do Senai ressaltou a importância de desenvolver cursos alinhados com as demandas da sociedade. Nesse contexto, a instituição demonstra receptividade às necessidades dos estados, acolhendo sugestões e contribuições das representações regionais do Sistema CFQ/CRQs. Essa estreita colaboração permitirá uma maior adequação da formação oferecida às exigências do mercado de trabalho, capacitando profissionais mais qualificados e competitivos.

Com a união de esforços, o Senai e o CFQ reafirmam seu compromisso com a excelência educacional e o avanço da Química no País, estabelecendo uma sólida conexão entre as demandas do setor produtivo e as competências adquiridas pelos estudantes.

Com informações do Conselho Federal de Química

Compartilhar