Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/cfq-e-abipla-recebem-premio-por-etica-e-transparencia/>.
Acesso em 17/04/2024 às 05h02.

CFQ e Abipla recebem prêmio por ética e transparência

CFQ e Abipla recebem prêmio por ética e transparência

Cerimônia alusiva ao Prêmio Marco Maciel ocorreu em Brasília, no dia 30 de agosto

5 de setembro de 2023, às 11h30 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na quarta-feira, dia 30/8, aa Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), foi cenário da prestigiada cerimônia de entrega da 6ª edição do Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência na Relação Público-Privada. O evento, que tem como objetivo celebrar e divulgar as melhores práticas no campo de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), reconheceu o Sistema CFQ/CRQs e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) como vice-campeões na categoria Organização Pública.

Comemorando os avanços conquistados por meio do projeto conjunto “Mistura Explosiva: Limpando conceitos, clareando ideias”, o CFQ e a Abipla receberam destaque por seu compromisso com a disseminação de informações essenciais sobre os perigos das misturas caseiras de produtos de limpeza, prática condenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como na orientação quanto à veiculação responsável de dados referentes a produtos químicos em geral.

Na ocasião, Ubiracir Fernandes Lima Filho, conselheiro federal do CFQ e integrante da Câmara Técnica de Saneantes da Anvisa, ressaltou a importância do prêmio como um reconhecimento das atividades conjuntas do Conselho Federal de Química e outras instituições relacionadas à ciência e à indústria química. Ele mencionou como essa colaboração tem respondido a demandas cruciais do setor, como o retorno do Regime Especial da Indústria Química.

 

Representantes do CFQ e da Abipla na entrega da 6ª edição do Prêmio Marco Maciel

 

“Esse prêmio, no fundo, vem reconhecer toda uma atividade que o Conselho Federal de Química vem desempenhando junto às demais instituições que lidam com esta ciência e esta indústria no país. Esse relacionamento vem justamente auxiliar em algumas das demandas mais importantes para o setor. Um exemplo prático é o retorno do regime de isenção de algumas tributações que são aplicadas na indústria. O trabalho de relações institucionais realizado pelos profissionais do Conselho, em conjunto com o Sistema CFQ/CRQs, fortaleceu o nosso diálogo com políticos e parlamentares responsáveis por esta política no Brasil, permitindo-nos estabelecer um regime tributário diferenciado para as indústrias químicas”, destacou Lima Filho.

Rodrigo Alan de Moura Rodrigues, conselheiro federal de Química e coordenador da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (CFISC), também expressou sua visão sobre a importância do prêmio e da atuação do CFQ no cenário atual. “Nós saímos de um trabalho, de uma ausência de 30 anos do cenário nacional, para uma abertura plena para a sociedade, para as entidades públicas, para a sociedade de maneira geral, para os Profissionais da Química. Então, o trabalho do RIG dentro do Conselho é fundamental e está sendo muito bem desenvolvido pela nossa equipe. Nós temos uma equipe muito boa nessa área e a nossa participação nesse evento demonstra exatamente isso. Estamos no caminho certo”, concluiu.

Juliana Marra, presidente da Abipla, expressou o seu desejo de expandir o impacto do projeto premiado. “O nosso objetivo é ampliar. Eu acho que nesse momento, a estratégia de disseminação dessa mensagem está dando muito certo. O objetivo é levar essa mensagem para locais onde nós não levamos antes e conseguir mais parceiros. Eu acho que quanto mais parceiros nós tivermos, mais entidades, melhor será essa disseminação. Então, é reforçar o que a gente vem fazendo e eventualmente buscar mais parceiros.”

 

Com informações do Conselho Federal de Química

 

 

Compartilhar