Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/cfq-alerta-para-o-adequado-controle-da-qualidade-do-ar/>.
Acesso em 23/05/2024 às 06h48.

CFQ alerta para o adequado controle da qualidade do ar

CFQ alerta para o adequado controle da qualidade do ar

CRQ-IV/SP participará, em setembro, de evento técnico organizado pela Abrava

11 de agosto de 2023, às 15h38 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Sistema de refrigeração/ventilação precisa de manutenção para evitar proliferação de doenças. Foto: Freepik

 

Enquanto órgão integrante do Plano Nacional da Qualidade do Ar Interno (PNQAI), o Conselho Federal de Química (CFQ) chama atenção para a importância de preservar a qualidade do ar que se respira, mantendo o controle sobre a contaminação atmosférica e os danos causados por poluentes à saúde, dada a presença de partículas e substâncias nocivas no ar. É com esse objetivo que foi criado o Dia Interamericano da Qualidade do Ar pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), celebrado anualmente na segunda sexta-feira de agosto.

O papel dos Profissionais da Química é de suma importância, pois são eles que realizam análises para avaliar a composição e a qualidade do ar e desenvolvem tecnologias que monitoram e controlam emissões de poluentes. Assim, contribuem para a segurança de todo o processo. Eles também conduzem pesquisas científicas para entender os impactos da poluição e desempenham papel educativo, conscientizando a população sobre a relevância de um ambiente interno e externo saudável em termos de qualidade do ar.

A contaminação química, física e microbiológica do ar, assim como os surtos de doenças respiratórias tais como gripe, tuberculose, Covid-19 e legionelose (causada pela bactéria Legionella sp.), são uma realidade no mundo. Portanto, é necessário monitorar e manter adequada a qualidade do ar que se respira, tanto em ambientes ao ar livre mas também, principalmente, em ambientes fechados, como lares, carros, comércios, academias e locais de trabalho, haja vista ser o ambiente em que as pessoas respiram mais de 12 mil litros de ar por dia e que passam em torno de 90% do tempo das suas vidas (cerca de 21 horas por dia).

Uma iniciativa da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) resultou no Plano Nacional da Qualidade do Ar Interno (PNQAI), que teve início em 2020. O objetivo do plano é ampliar a consciência da sociedade para a qualidade do ar em ambientes internos, os efeitos na saúde quando abaixo dos padrões recomendados e desenvolver ações para promover, cada vez mais, ambientes internos saudáveis, com ganhos na saúde e na qualidade de vida.

Congresso – Parceiro há alguns anos da Abrava, o CRQ-IV/SP é um dos apoiadores e estará presente na 22ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e de Águas (Febrava), que ocorrerá de 12 a 15 de setembro em São Paulo.

Além da exposição de equipamentos, a Abrava também promoverá dois eventos de conteúdo, com destaque para o XVIII Congresso Brasileiro do setor, que abordará o tema “AVACR rumo a um futuro sustentável e saudável”.

Outra atração técnica serão as Ilhas Temáticas, espaços dedicados à apresentação de soluções e cases de sucesso dentro de diferentes verticais do AVAC-R: a Ilha do Instalador e a Ilha de Tratamento de Águas são as novidades para 2023.

Clique aqui para obter mais informações sobre esses eventos e fazer sua inscrição gratuitamente.

 

Com informações do Conselho Federal de Química

 

 

 

Compartilhar