Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/cerimonia-marcou-a-comemoracao-dos-30-anos-do-iqsc/>.
Acesso em 21/06/2024 às 20h01.

Cerimônia marcou a comemoração dos 30 anos do IQSC

Cerimônia marcou a comemoração dos 30 anos do IQSC

O presidente do CRQ-IV/SP, Hans Viertler, esteve presente na solenidade

29 de maio de 2024, às 15h26 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Hans Viertler (ao centro), acompanhado de Carlos Gilberto Carlotti Júnior, reitor da USP, e Carlos Montanari, vice-diretor do IQSC

Na última segunda-feira, 27, o Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP) realizou a cerimônia solene e comemorativa dos 30 anos da unidade. O evento foi aberto ao público e aconteceu às 9h, no auditório Marcius Fantozzi, no campus USP. O presidente do CRQ-IV/SP, Hans Viertler, prestigiou a solenidade.

Apesar de ter sido oficialmente criado em 19 de maio de 1994, a partir da divisão dos Institutos de Física e Química, as origens do IQSC/USP remontam à instalação, na década de 1950, da Escola de Engenharia de São Carlos, cujos cursos continham um núcleo fundamental com disciplinas de química, matemática, física e mecânica geral. Clique aqui para acessar a linha do tempo do Instituto.

Participaram da cerimônia autoridades acadêmicas da USP e representantes do município de São Carlos, como o diretor do IQSC, Hamilton Varela; o vice-diretor do IQSC, Carlos Alberto Montanari; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; a vice-reitora da USP, Professora Maria Arminda Arruda; o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, representando o Prefeito Municipal; e o presidente da Câmara Municipal, Vereador Marquinho Amaral.

O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal da universidade no YouTube e a gravação segue disponível.

 

Da esquerda para a direita: Carlos Gilberto Carlotti Jr, Reitor da USP; José Galizia Tundisi, Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, representando o Prefeito Municipal; Fernando Mauro Lanças, homenageado; Hans Viertler, presidente do CRQ-IV/SP; Maria Arminda Arruda, Vice-Reitora da USP; Marquinho Amaral, Presidente da Câmara Municipal de São Carlos; Carlos Alberto Montanari, Vice-Diretor do IQSC; Elisabete Frollini, homenageada; Germano Tremiliosi Filho, homenageado; Emanuel Carrilho, homenageado. Na fila de trás: Hamilton Varela, Diretor do IQSC; Antonio Aprigio Curvelo, homenageado; e Edson Antonio Ticianelli, homenageado.
Compartilhar