Casos de virose aumentam no litoral paulista
Casos de virose aumentam no litoral paulista
Tratamento da água e esgotos pode reduzir doenças diarreicas nesta época do ano7 de janeiro de 2025, às 11h34 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Desde a virada do ano, milhares de pessoas em cidades do litoral paulista, especialmente da Baixada Santista, vêm procurando postos de saúde e hospitais para tratar de viroses que causam vômitos, diarreia, febre, enjoos e dores abdominais, entre outros sintomas.
Estas viroses gastrointestinais, como as gastroenterites, são provocadas por fatores como a aglomeração de pessoas, pelo consumo de alimentos e água contaminados por microrganismos e pela frequência a praias contaminadas.
A prevenção a essas viroses inclui cuidados como só consumir água, gelo e sorvetes de fontes confiáveis; manter os alimentos refrigerados; evitar alimentos malcozidos; estar atento à higiene do estabelecimento em caso de alimentação fora de casa e não tomar banho em praias classificadas como impróprias.
Tratamento da água e do esgoto
O tratamento de água para consumo humano é uma atividade privativa dos profissionais da química, de acordo com o Decreto nº 85.877/81. São estes profissionais que respondem tecnicamente pelo tratamento da água, a fim de assegurar que ela esteja própria para consumo humano de acordo com a legislação vigente no país. O tratamento da água inclui, por exemplo, a adição de gás cloro ou hipoclorito de sódio para desinfecção de microrganismos patogênicos. Leia mais sobre o tratamento da água em artigo do Química Viva.
Já as estações de tratamento de esgotos promovem a remoção de poluentes, e tratam a água coletada de residências, comércios e indústrias antes de devolvê-la ao meio ambiente ou destiná-la ao reúso. Em todas essas operações, a presença dos profissionais da química é fundamental para conduzir cada uma das etapas do processo de tratamento de efluentes. A Sabesp disponibiliza informações sobre os tipos de tratamentos de esgotos.
A CETESB monitora permanentemente as praias paulistas, e disponibiliza um mapa com a qualidade de 175 praias do estado. Desta forma é possível evitar as praias marcadas com bandeira vermelha, ou seja, impróprias para o banho.
Entre as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para evitar as viroses gastrointestinais estão cuidados como o reforço da higienização das mãos antes de se alimentar e de preparar qualquer tipo de alimento e usar apenas água tratada para consumo e preparo da alimentação.