Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/camara-homenagera-quimicos/>.
Acesso em 21/06/2024 às 21h28.

Câmara homenageará Químicos

Câmara homenageará Químicos

Evento deverá ocorrer dia 19 de junho, em Brasília

6 de junho de 2024, às 14h20 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

 

Deputado Afonso Motta, presidente da Frente Parlamentar da Química

 

O Deputado Afonso Motta (PDT/RS), presidente da Frente Parlamentar da Química, enviou ofício à direção da Câmara dos Deputados solicitando a realização de uma sessão solene em 19 de junho para celebrar o Dia do Profissional da Química.

Na justificativa, o parlamentar lembrou que a data é oficialmente comemorada no dia 18 deste mês, quando, em 1956, foi sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek a Lei 2.800, que regulamentou a profissão e criou o Sistema CFQ/CRQs.

“O presente requerimento tem como objetivo prestar justa homenagem a esta classe de reconhecida importância ao nosso País, que atua ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade de vida da população, possibilitando que produtos e insumos sejam fabricados e utilizados com maior segurança para a saúde do consumidor, além de reduzir os impactos ambientais”, diz Motta no documento.

Depois de elencar vários setores nos quais a química se faz presente no cotidiano – como no tratamento de água, nas aplicações de higiene, limpeza, insumos agrícolas, conservação de alimentos etc. – o deputado também citou como “evidente” a contribuição da ciência no combate à recente pandemia de Covid-19.

São Paulo – O CRQ-IV/SP celebrará a cerimônia em comemoração ao Dia do Profissional da Química em 21 de junho, no auditório Paulo Kobayashi, da Assembleia Legislativa do Estado. Na ocasião, será realizada a entrega do Prêmio CRQ-IV aos estudantes e orientadores que se destacaram nas modalidades Química de Nível Médio (cursos técnicos), Química de Nível Superior e Engenharia da Área Química. Além de certificados, o aluno vencedor em cada categoria receberá R$ 6 mil, enquanto seu orientador ganhará R$ 4 mil. O Conselho também prestará homenagens aos profissionais que atuam há 20 anos nas Comissões Técnicas da entidade.

Compartilhar