Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/calculos-nao-tao-basicos-para-laboratorios/>.
Acesso em 03/04/2025 às 06h48.

Cálculos não tão básicos para laboratórios

Cálculos não tão básicos para laboratórios

Live abordou análises e interpretação de dados em laboratórios de química

27 de março de 2025, às 15h57 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A live promovida nesta quinta-feira no canal do CRQ-SP no YouTube foi uma verdadeira aula prática sobre análises e interpretação de dados em laboratórios de química.

Edenir Rodrigues Pereira Filho, químico e professor da Universidade Federal de São Carlos, abordou em detalhes os cálculos laboratoriais, incluindo temas como curva de calibração, análises estatísticas e limites de detecção e quantificação.

A mediação foi feita pela professora Márcia Guekezian, coordenadora do Curso de Pós-graduação em Química Forense na FASB, que integra as Comissões de Divulgação e de Ensino Superior do CRQ-SP.

 

Lixo eletrônico

Edenir abriu a live falando sobre um grande problema da atualidade: o que fazer com o lixo eletrônico, como monitores, celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos. Este tipo de material contém plásticos e elementos químicos, como o cobre. “O lixo eletrônico é bastante rico em cobre, ouro, prata e outros elementos”, ele alertou. Uma solução para o problema seria a solubilização, separação e recuperação desses elementos por um processo hidrometalúrgico.

Na sequência explicou em detalhes como fazer a determinação desses elementos e como fazer a curva de calibração.

Ele mostrou a sequência de somas quadráticas e como chegar ao coeficiente de determinação. Falou sobre a concentração do branco, e as chances de se obter falso negativo, que é um erro do tipo 2, e falso positivo, que é um erro tipo 1. Informou que seus cálculos são feitos com ferramentas existentes no programa Excel.

Na terceira parte da apresentação Edenir abordou estatística descritiva, descrevendo o que é média, mediana e moda, e o que é o branco. Outros parâmetros que podem ser calculados são a variância e o desvio padrão, e por isso ele explicou como esses cálculos são feitos.

Na quarta parte da live ele falou sobre os testes estatísticos. São os testes Q, ou teste Dixon, e o teste G, teste de Grubbs, e detalhou como eles são realizados e como os resultados são obtidos. Depois falou sobre outros testes para comparação de resultados, e como são realizados. São testes para avaliar as variâncias de resultados, explicou. Também mostrou como é feita a comparação das médias obtidas por meio de equações, e as variações do teste t.

E-book

Edenir recomendou um e-book gratuito com mais de mil páginas que, segundo ele, traz informações fundamentais sobre o assunto. O autor é David Harvey, e o livro se chama Analytical Chemistry 2.1. Está disponível gratuitamente na internet. Também recomendou seu próprio canal do YouTube, que reúne muito conteúdo sobre o tema, inclusive o e-book que ele recomendou para quem quiser aprender mais sobre cálculos em laboratório.

Ao final o palestrante respondeu às perguntas dos participantes. A live foi acompanhada por mais de 500 pessoas ao vivo e está disponível no canal do CRQ-SP em https://www.youtube.com/watch?v=hX01I8cEj7k.

Conheça o CRQ-SP Qualifica, nosso novo portal de aprimoramento profissional, com centenas de cursos e lives disponíveis para você.

Compartilhar