Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/associacao-anuncia-os-vencedores-do-premio-abrafati-2022/>.
Acesso em 20/07/2024 às 15h47.

Associação anuncia os vencedores do Prêmio Abrafati 2022

Associação anuncia os vencedores do Prêmio Abrafati 2022

A 23ª edição do Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas, promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, selecionou seis pesquisadores como os vencedores de 2022

8 de dezembro de 2022, às 11h45 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Bárbara Freitas e Fernando Cotting conquistaram o primeiro lugar – Crédito: site Abrafati

A 23ª edição do Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas, promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, selecionou seis pesquisadores como os vencedores de 2022. Os dois trabalhos elaborados por esses especialistas foram considerados pela Comissão Julgadora como relevantes e tecnicamente consistentes, cumprindo os requisitos estabelecidos no regulamento.

Bárbara Rodrigues Freitas e seu orientador Fernando Cotting, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conquistaram o primeiro lugar com o trabalho “Melhoria em revestimentos anticorrosivos pela incorporação do pó da fibra de coco”. Cotting já havia sido premiado em 2017, como autor.

A segunda colocação ficou com os pesquisadores Ariel Brandt Lopez e Eduarda Diefenbach e seus orientadores Ernani Otávio Papudo e Rogério B. Auad, da RMA Tech. O grupo, que já foi reconhecido na edição anterior do prêmio, apresentou o trabalho intitulado “Ajuste da força de tingimento em dispersões de pigmentos através da técnica de transmitância em equipamento específico”.

Segundo a Abrafati, houve neste ano uma redução no número de trabalhos inscritos e apenas dois deles atingiram a pontuação mínima necessária, o que impediu o reconhecimento de três vencedores, como em edições anteriores.

Os trabalhos vencedores receberão 21 mil e 14 mil, respectivamente, pelo primeiro e segundo lugares. A entrega dos prêmios será feita virtualmente, no próximo dia 15 de dezembro. 

Com informações da Abrafati

Compartilhar