Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/assedio-moral-e-sexual-e-tema-de-palestra-para-conselheiros-e-colaboradores/>.
Acesso em 04/12/2023 às 04h12.

Assédio moral e sexual foi tema de palestra para conselheiros e colaboradores

Assédio moral e sexual foi tema de palestra para conselheiros e colaboradores

19 de abril de 2023, às 10h21 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na última terça-feira, 18, conselheiros, gestores e colaboradores do CRQ-IV/SP foram convidados a participar de uma palestra sobre assédio moral e sexual. O encontro foi realizado de forma virtual, no período da tarde.

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Conselho e a Gerência Estratégica de Pessoas para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro, atuando com foco na prevenção e sensibilização sobre o tema.

A palestra foi realizada pela psicóloga Erica Oliveira Casellato Luis, da Health Innovation Group. Segundo a profissional, especialista em psicologia institucional, as questões relacionadas ao assédio interferem diretamente na saúde mental, podendo gerar transtornos psicológicos (burnout, depressão, ansiedade e outros), impactos no desempenho no trabalho e em outros aspectos da vida pessoal e profissional da vítima.

Além de esclarecer sobre os tipos de assédio, a palestrante explicou como reconhecer a sua ocorrência e como as instituições podem se prevenir. Segundo ela, é importante estabelecer regras de conduta, promover palestras de conscientização e criar ou fortalecer os canais de comunicação já existentes.

Erica Oliveira lembrou ainda que quem comete assédio moral pode ser responsabilizado na esfera trabalhista, civil e, dependendo da gravidade, na esfera criminal. No Brasil, o assédio sexual é crime e a pena prevista é de detenção de um a dois anos.

Compartilhar