Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/artigo-sobre-a-platina-esta-disponivel-na-secao-quimicaviva/>.
Acesso em 24/05/2024 às 12h56.

Artigo sobre a platina está disponível na seção QuímicaViva

Artigo sobre a platina está disponível na seção QuímicaViva

Conheça as características e aplicações deste metal raro, caro e poderoso

24 de outubro de 2023, às 12h49 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A platina é um metal macio, denso e dúctil, muito resistente à corrosão. Tem número atômico 78 e símbolo Pt. Ela está no grupo 10 da tabela periódica, junto com o níquel e o paládio. A platina e o paládio são elementos raros; a platina é o 71o elemento mais abundante na crosta terrestre, embora os dois sejam razoavelmente mais abundantes que os outros metais do grupo da platina.

Ele é um metal que remete a prestígio, valor e poder. As bodas de platina comemoram um casamento de 65 anos; quando as músicas ainda eram gravadas em meios físicos, como vinil ou CD, os discos que vendiam alguns milhares de cópias ganhavam um disco de platina para simbolizar o feito; joias e relógios de grife são valiosos e admirados por sua beleza, pois são feitos com platina.

A história das descobertas envolvendo este precioso metal inclui aventuras, como o ataque de piratas ao galeão espanhol que levava o descobridor da platina, Antonio de Alloa, e sua posterior captura pelos ingleses.

Clique aqui para acessar o artigo e saiba mais sobre as características e aplicações destes elementos. O texto é de autoria do Departamento de Comunicação e Marketing do Conselho e revisão da Profa. Dra. Márcia Guekezian, Coordenadora do Curso de Engenharia Química-FASB.

Compartilhar