Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/abnt-cb-010-abre-consulta-nacional-para-norma-de-armazenamento-seguro-e-incompatibilidade-de-produtos-quimicos/>.
Acesso em 13/04/2024 às 18h51.

ABNT/CB-010 abre consulta nacional para norma de Armazenamento seguro e incompatibilidade de produtos químicos

ABNT/CB-010 abre consulta nacional para norma de Armazenamento seguro e incompatibilidade de produtos químicos

A data para envio de sugestões se encerra no dia 19 de março de 2024

27 de fevereiro de 2024, às 17h14 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Comissão de Estudo de Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente relacionados à Produtos Químicos (SESAMA) do Comitê Brasileiro de Química – ABNT/CB-010, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cuja superintendência está no âmbito da Abiquim, finalizou o novo Projeto ABNT NBR 17160 – Armazenamento seguro e incompatibilidade de produtos químicos – e acaba de abrir consulta nacional com o objetivo de receber contribuições.

A ABNT NBR 17160 se aplica ao armazenamento de produtos químicos perigosos embalados (fracionados), bem como às atividades de armazenamento e de movimentação dentro dos armazéns e também ao armazenamento temporário de produtos químicos perigosos.

A motivação para a criação deste projeto se deu por considerar que o armazenamento é uma etapa de ciclo de vida de qualquer produto químico. Prover uma armazenagem segura e segregação adequada é imprescindível para evitar que materiais incompatíveis entrem em contato inadvertidamente e, consequentemente, resultem em danos estruturais, efeitos adversos à saúde da população envolvida e prejuízo ao meio ambiente do entorno. Diante desta preocupação e ciente da inexistência de procedimento ou norma brasileira sobre o tema, foi de fundamental importância o desenvolvimento dessa norma técnica que, além de apresentar elementos básicos, traz diretrizes para o armazenamento seguro e a incompatibilidade de produtos químicos.

Aos interessados, a data para envio de sugestões se encerra no dia 19 de março de 2024. Basta clicar aqui e fazer sua contribuição.

Esclarecimentos ou informações adicionais podem ser obtidas com Renata Souza, assessora técnica da Abiquim e chefe de Secretaria do ABNT/CB-010, pelo e-mail: renata.souza@abiquim.org.br.

 

Com informações da Abiquim

Compartilhar