Boas práticas de fabricação na prática
Boas práticas de fabricação na prática
Primeira live do ano abordou aplicação das BPF em indústrias de alimentos21 de janeiro de 2026, às 15h47 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A primeira live de 2026 no canal do CRQ-SP no YouTube foi realizada nesta quarta-feira, e tratou da aplicação das Boas Práticas de Fabricação nas indústrias de alimentos.
As instrutoras foram a mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Jacqueline Gerage, e a Doutora em Ciências de Alimentos, Daniele Faria. A live foi organizada pela Comissão Técnica de Alimentos do Conselho, e pode ser acessada aqui.
Na pauta, os erros mais comuns na aplicação das boas práticas de fabricação no setor, a atuação do profissional da qualidade e as ferramentas de gestão e prevenção de riscos.
Daniele e Jacqueline falaram de casos de contaminação biológica e falhas na higienização que levam ao recolhimento de produtos pela Anvisa, detalhando situações que podem levar a problemas, e ressaltaram a importância de as BPF serem seguidas mesmo em pequenas indústrias.
Jacqueline abordou a importância de a direção da empresa estar comprometida com as boas práticas, porque mostra que a gestão dá importância à qualidade. Também falou da importância de se fazer ajustes no fluxo de produção para atender às boas práticas, transformando o ambiente de produção em uma área em conformidade com as normas. Chamou a atenção para a necessidade de treinar os funcionários em boas práticas e saber se comunicar com eles.

Daniele abordou como escrever os documentos referentes às boas práticas dando dicas de como escrever documentos visuais e acessíveis que possam ser facilmente compreendidos.
No final elas responderam às perguntas dos participantes. A live está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tM41gUZQlc4.
