Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/crq-sp-participa-do-vi-encontro-nacional-de-fiscalizacao/>.
Acesso em 27/12/2024 às 04h59.

CRQ-SP participa do VI Encontro Nacional de Fiscalização

CRQ-SP participa do VI Encontro Nacional de Fiscalização

Representantes acompanharam as discussões e participaram ativamente com palestras sobre análise de dados e a prática fiscalizatória

3 de dezembro de 2024, às 11h34 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Da esquerda para a direita: Carlos Greff (supervisor de Fiscalização), Andrea Mariano (gerente de Fiscalização), David Fechio (da Gerência de Tecnologia e Informação), o presidente Hans Viertler, e os agentes fiscais Aluisio Fernandes e Jefferson Silva.

 

De 27 a 29 de novembro, representantes do CRQ-SP participaram do VI Encontro Nacional de Fiscalização, realizado pelo Conselho Federal de Química (CFQ), em Brasília. O evento reuniu agentes fiscais, gestores e presidentes dos 21 Regionais e do CFQ para debater sobre as práticas cotidianas da fiscalização e o que há de novo em termos de legislação e tecnologia.

Além de acompanhar as discussões, o CRQ-SP contribuiu ativamente em duas palestras ministradas por David Fechio, da Gerência de Tecnologia e Informação, e Andrea Mariano, gerente de Fiscalização do Conselho.

David Fechio falou sobre ciência de dados

Inovação com análise de dados – Especialista em governança de TI e ciência de dados, David Fechio apresentou o tema “Business Intelligence e Ciência de Dados aplicados à Fiscalização”, explicando como é possível otimizar o processo fiscalizatório, monitorar dados e melhorar a tomada de decisão com a ajuda de ferramentas como o Power BI, utilizada pelo CRQ paulista.

Ele demonstrou como a ferramenta transforma dados brutos em painéis visuais e interativos, possibilitando uma maior compreensão e gestão da informação. No Conselho, o Power BI é aplicado, por exemplo, no monitoramento de indicadores como vistorias planejadas, tempo médio de fiscalização, cobertura de fiscalização por região, empresas enquadradas na área da Química, entre outros.

“Os dados têm um valor muito grande para as empresas na tomada de decisões. O CRQ-SP vem inovando em relação a análise de dados, inicialmente no setor de Fiscalização e, de forma gradual, isso deverá ser expandido para todo o Conselho”, disse.

David também compartilhou dicas sobre outras ferramentas acessíveis, seus custos e benefícios, incentivando os Regionais a adotarem soluções semelhantes para aprimorar suas atividades.

Andrea Mariano falou sobre o processo fiscalizatório

Uniformização das práticas fiscalizatórias – No último dia do evento, a gerente de Fiscalização do CRQ-SP, Andrea Mariano, contribuiu com a palestra “Manual e Roteiro de Fiscalização: uma proposta para a harmonização”, apresentada por Ubiracir Lima Filho, Conselheiro Federal e membro da Comissão de Fiscalização (CFISC) do Sistema CFQ/CRQs.

O CFISC está desenvolvendo um Manual de Fiscalização que unificará diretrizes para todos os CRQs, respeitando as especificidades regionais. A etapa inicial do projeto resultou no Roteiro de Fiscalização, apresentado por Ubiracir e Andrea, que consiste em um guia prático com etapas primordiais do ato fiscalizatório, documentos e processos que devem ser observados pelos agentes fiscais durante as vistorias.

O VI Encontro também contou com as palestras “O Agente Fiscal e a Relação Institucional com o CRQ”, conduzida por Eudes Boaventura, auditor fiscal do Tribunal de Contas da União (TCU); a mesa-redonda “Transporte de Produtos Químicos e o Papel do Responsável Técnico”, com reflexões sobre segurança e regulamentação; “Fundamentos Jurídicos da Fiscalização”, abordados pelo chefe da Assessoria Jurídica do CFQ, Leandro Coelho, e pela coordenadora judicial da entidade, Maria Luiza Luz; entre outros temas relacionados à área fim.

“A nossa participação foi bem positiva. É importante essa aproximação e troca de experiências com os demais Regionais para fortalecer ainda mais o Sistema CFQ/CRQs e a área de Fiscalização, além de ser uma oportunidade de aprendizado”, disse Andrea Mariano.

O CRQ-SP também esteve representado pelo presidente Hans Viertler; o supervisor de Fiscalização Carlos Greff; e os agentes fiscais Aluisio Fernandes e Jefferson Silva.

No encerramento do evento, os presidentes receberam simbolicamente um exemplar do jogo Mistura Explosiva, desenvolvido pelo CFQ em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla). Futuramente, os CRQs receberão exemplares para que possam promover ações educativas em seus Estados.

 

Presidentes recebem exemplar do jogo Mistura Explosiva
Compartilhar