Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/crq-sp-promove-live-sobre-planejamento-experimental/>.
Acesso em 24/11/2024 às 02h15.

CRQ-SP promove live sobre Planejamento Experimental

CRQ-SP promove live sobre Planejamento Experimental

Encontro destacou o Design of Experiments (DOE) como ferramenta essencial para otimização e inovação na Química

25 de outubro de 2024, às 9h17 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

 

O CRQ-IV/SP promoveu nesta quinta-feira, 24, uma live em seu canal do Youtube intitulada Design of Experiments (DOE): uma ferramenta fundamental para os profissionais da química. O palestrante convidado foi o professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, Edenir Rodrigues Pereira Filho. A mediação foi feita por Aislan Balza, bacharel em Química e Coordenador Geral das Comissões Técnicas do CRQ-IV/SP.

O planejamento de experimentos, Design of Experiments ou DoE, na sigla em inglês, é uma ferramenta para avaliação e otimização das variáveis em problemas relacionados à química e à engenharia, como síntese, processos e proposição de métodos analíticos.

Modelos matemáticos

O Prof. Edenir abriu a live falando sobre um reino hipotético em que havia a necessidade de se obter a maior concentração possível de um produto. As variáveis que poderiam ser alteradas nos experimentos eram a temperatura e a pressão. Dois profissionais fizeram experimentos, e um expert em química e estatística teria obtido os melhores resultados, ao medir os efeitos das duas variáveis sobre a concentração do produto. Ele mostrou os resultados dos experimentos por meio de gráficos e modelos matemáticos. Nesta situação hipotética, o expert conseguiu os melhores resultados em tempo menor, consumindo menos reagentes que o outro pesquisador.

O professor também abordou o conceito de planejamento experimental, que designa o conjunto de técnicas estatísticas utilizadas para a experimentação sistemática, ferramenta que foi proposta logo após a Segunda Guerra Mundial.

Ele explicou as características do DoE nos experimentos, como teste de robustez, e para a otimização de forma geral e apresentou o Método dos Mínimos quadrados.

Ao final ele mostrou um trabalho premiado, intitulado Desenvolvimento de um Magneto-Imunoensaio Microfluídico com Detecção Eletroquímica para Diagnóstico de Hanseníase, de Sthéfane Valle de Almeida. Ela testou 8 variáveis até comprovar que o dispositivo desenvolvido por ela é robusto.

Ao final o professor apresentou seu canal no YouTube, onde ele disponibiliza gratuitamente farto material de estudo e diversas playlists sobre o tema. Ele também respondeu às perguntas dos participantes. Mais de 230 pessoas acompanharam a live.

Compartilhar