Diadema lança centro de química verde e inovação
Diadema lança centro de química verde e inovação
A iniciativa será apresentada nesta quarta-feira, no Teatro Clara Nunes11 de setembro de 2024, às 9h31 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lançam nesta quarta-feira, 11/9, o projeto I’ Am Verde: Inovação aberta para múltiplas aplicações verdes. O evento ocorrerá no Teatro Clara Nunes, localizado à Rua Graciosa, 300, Centro – Diadema -SP, às 18h e terá a Gerente de Fiscalização do CRQ-IV, Andrea Mariano, como representante da entidade.
O projeto piloto desta iniciativa intitula-se “Produtos Químicos Inovadores de Base Biológica ou Mediante Reciclagem para uma Indústria Automotiva Verde”, que tem o apoio financeiro do FINEP (processo nº 2060/23). Complementarmente, outros subprojetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP também apoiam a iniciativa. A proposta original tem como objetivo a criação de um centro interdisciplinar, interinstitucional, nacional, de referência internacional, para o desenvolvimento de inovações tecnológicas verdes. O I’ Am Verde almeja ser um indutor de interações sinérgicas entre as comunidades científico-acadêmicas, empresarial e governamental, para uma cadeia produtiva nacional mais sustentável.
O projeto é uma parceria interinstitucional e nacional, liderado pela Unifesp, em parceria com a Prefeitura de Diadema, a Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Amazonas, Escola Senai de Mecatrônica “Armando de Arruda Pereira”, Instituto de Tecnologia Ambiental do Senai de Santa Catarina, e das empresas INSIDER, da área de vestuário, e KEMIA, que atua no setor de tratameto de efluentes.