Estudante paulista conquista ouro na Olimpíada Internacional de Química
Estudante paulista conquista ouro na Olimpíada Internacional de Química
Lucas Loes também foi vencedor da OQSP, prêmio que foi entregue durante solenidade do CRQ-SP8 de agosto de 2024, às 11h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Lucas Nogueira Gilioti Loes, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa, de Valinhos, conquistou medalha de ouro na 56ª edição da Olimpíada Internacional de Química (IChO), realizada em Riad, na Arábia Saudita. Aos 16 anos, o jovem, natural de Campinas (SP), alcançou a melhor colocação de um brasileiro na história da competição, terminando em 6º lugar no ranking geral.
Além do ouro na IChO, Lucas acumulou outras conquistas importantes em competições anteriores. Na Olimpíada de Química de São Paulo, organizada pela Associação Brasileira de Química – Seção Regional de São Paulo (ABQ-SP), Loes se classificou em primeiro lugar entre os competidores da 3ª série do Ensino Médio e recebeu o Prêmio Ivano Gutz, entregue durante a cerimônia do Dia do Profissional da Química realizada pelo CRQ-IV/SP. Em abril, ele também garantiu a medalha de bronze na 58ª Olimpíada Internacional de Química de Mendeleev, realizada em Shenzhen, na China.
Além de Lucas, outros três estudantes representaram o Brasil na IChO 2024 e conquistaram medalhas de prata e bronze. Foram eles: Gabriel Paz Sampaio Aguiar (prata), Artur Galiza Magalhães (prata) e Fernando Henrique Melo Garcia (bronze).
Considerada a principal competição estudantil de Química do mundo, a IChO reúne anualmente os melhores jovens talentos da disciplina de diversos países. Nesta edição, mais de 350 estudantes de 89 países participaram do torneio.