Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/live-tratou-sobre-a-nova-edicao-do-guia-nacional-de-coletas-e-preservacao-de-amostras/>.
Acesso em 22/11/2024 às 10h06.

Live tratou sobre a nova edição do Guia Nacional de Coletas e Preservação de Amostras

Live tratou sobre a nova edição do Guia Nacional de Coletas e Preservação de Amostras

Especialistas apresentaram as principais mudanças e atualizações

2 de agosto de 2024, às 17h48 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

 

Organizada pela Comissão Técnica de Serviços Laboratoriais do Conselho, a live que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 2, tratou sobre a 2ª edição do Guia Nacional de Coletas e Preservação de Amostras, que foi lançado em março deste ano. Elaborado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o guia descreve procedimentos detalhados para a coleta de amostras de água superficial, sedimento, comunidades aquáticas e efluentes industriais, para as mais diversas variáveis, baseados em metodologias padronizadas e de referência nacional e internacional.

O tema foi apresentado pelas profissionais Glauce Pereira e Dilcelli Soares Moura, integrantes da Comissão Técnica. Glauce é Bacharel em Química e possui mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP) e em Qualidade Analítica de Laboratórios pelas universidades de Algarve (Portugal) e Barcelona (Espanha). Ela é especialista em laboratórios de água e efluentes e desde 2012 é diretora da empresa How to Lab. Dilcelli possui mestrado pela USP e mais de 15 anos de experiência nas áreas de Química Instrumental, Gestão de Qualidade, Ensaios Analíticos e Amostragem de Matrizes Ambientais. Ela é proprietária da DSM Consultoria, atuando em laboratórios de ensaios e empresas de diversos segmentos em sistema de qualidade ISO/IEC 17025 e ISO 9001 e requisitos técnicos de operação e gestão da produção.

Durante a live foram apresentadas as principais alterações em relação a primeira versão do guia, as novas técnicas de coleta, melhorias de métodos de preservação de amostras, prazo para adequações às novas diretrizes, discussão sobre a necessidade de retreinamento de pessoal em métodos que não sofreram alterações significativas, a importância das novas práticas e como elas impactarão as operações diárias nos laboratórios.

A live foi acompanhada ao vivo por mais de 700 pessoas e segue disponível no canal do CRQ-IV/SP no YouTube. Clique aqui para assistir.

Compartilhar