Dia Internacional da Cerveja
Dia Internacional da Cerveja
Data foi instituída em 2007 e é comemorada em mais de 80 países2 de agosto de 2024, às 14h13 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A primeira sexta-feira de agosto é celebrada como o Dia Internacional da Cerveja desde 2007 em mais de 80 países, incluindo o Brasil. Os Profissionais da Química atuam em praticamente todas as etapas de produção da bebida. Por essa razão, ela já foi tema de cursos e lives promovidos pelo CRQ-IV/SP, onde profissionais compartilharam suas experiências e falaram sobre o diferencial de ter uma formação na área Química.
Segundo o Químico Nelber Cavazzini, a importância do Profissional da Química no setor cervejeiro se dá em várias etapas, desde o recebimento de matéria-prima, monitoramento do processo produtivo, controle de qualidade, etc. Nas indústrias, o papel do Responsável Técnico também abrange a parte documental, de registro de produtos, equipamentos utilizados, a limpeza dos mesmos, entre outros parâmetros levados em conta para que o produto final atenda ao estabelecido pelas normas legais.
“Há muito espaço para um Profissional da Química atuar nessa área”, disse Cavazzini, que desde 2012 é Responsável Técnico pela Cervejaria Madalena, da cidade de Santo André. Ele atua nesse setor há mais de 15 anos e também integra a Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas do CRQ-IV/SP.
O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, perdendo apenas para China e Estados Unidos. Em relação ao volume per capita, o país fica em 25º lugar, com consumo de 69,3 litros por habitante, de acordo com o Relatório Global de Consumo de Cerveja, da Kirin Holdings.
Em 2023, o número de cervejarias registradas no Brasil chegou a 1.847, um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior, o que equivale a 118 novas empresas. Com 410 estabelecimentos registrados, São Paulo é o estado com maior número de cervejarias. Na sequência estão o Rio Grande do Sul (335), Minas Gerais (235), Santa Catarina (225) e Paraná 171. Considerando as regiões, o Sudeste tem o maior número de produtores de cerveja – 856 estabelecimentos registrados, seguido do Sul (731), Nordeste (122), Centro-Oeste (96), e Norte (42).
Os dados acima são do Anuário da Cerveja, editado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. A publicação foi apresentada durante o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Brasil Brau, feira internacional de tecnologia em cerveja realizada em junho deste ano, no São Paulo Expo. O CRQ-IV/SP participou do evento com um estande para receber estudantes, profissionais e representantes de empresas interessados em conhecer mais sobre a atuação do Conselho e do profissional da Química nesse setor.