Feira internacional do meio ambiente acaba nesta quinta
Feira internacional do meio ambiente acaba nesta quinta
Evento começou terça no São Paulo Expo. Ingressos para feira e seminário são gratuitos e devem ser retirados na hora.24 de agosto de 2023, às 13h36 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Termina hoje, no São Paulo Expo – localizado na Rodovia dos Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP – a primeira edição da FITEC Ambiental – Feira Internacional de Tecnologias e Soluções Ambientais para a Indústria.
A feira buscou reunir visitantes qualificados e expositores que estão na linha de frente das inovações ambientais. Além de apresentar soluções para o mercado industrial e contribuir para a atualização de conhecimento e o aperfeiçoamento dos profissionais da área, o evento contemplou um ambiente B2B, reunindo profissionais da indústria, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos, centros de pesquisa e gestores públicos e privados.
Estão sendo expostas as principais inovações em produtos e serviços para as muitas fases de gerenciamento, reciclagem e gestão de todo tipo de materiais para mostrar as opções disponíveis para o tratamento ambiental adequado do solo, da água, da energia e do ar com a ajuda das mais inovadoras tecnologias e inovações disponíveis no mercado nacional e internacional.
Ao discursar na cerimônia de abertura, o supervisor de Fiscalização do CRQ-IV/SP, Carlos Greff, destacou a importância da FITEC. Ele falou sobre a atuação do Conselho, lembrando que a entidade zela para que as empresas da área tenham Responsáveis Técnicos e profissionais que vão participar de processos importantes na área industrial, como o tratamento de efluentes, o tratamento da água, o tratamento de resíduos industriais etc. Greff frisou que estas são atividades exclusivas do Profissional da Química e que o Conselho existe para defender a sociedade, de forma que sejam garantidos profissionais habilitados em número compatível para estas tarefas que, em última análise, atuam em favor do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.
Assim como o ingresso na feira, a participação nos seminário também é gratuita. Confirma na lista a seguir:
22/08/2023
- 14h – Abertura oficial do SITEC AMBIENTAL
- 14:30 – Painel: Meio Ambiente – Desafios das grandes cidades- Palestrantes: Gilberto Natilini, Mario Mantovani e Rogério Menezes de Mello.
- 16h30 – Cenário Nacional e Internacional de Recuperação Energética. Palestrante: Yuri Schmitke.
- 17:30 Usinas de recuperação energética de resíduos. Palestrante: Dr. Daniel Sindicic.
- 18:30 Licenciamento Ambiental – Palestrante: Cetesb
- 19h39 – Encerramento do dia
23/08/23
- 14h30 – Reciclagem: Você é parte essencial nesse processo. Palestrante: Prof. Dra. Cristiane Cortez.
- 15:30 Gerenciamento de áreas contaminadas. Palestrante: Daylane Alessandra de Andrade.
- 16:30 Roda de Conversa Palestrantes: Marcia Mariane , Giselle Gomes e o Público presente.
- 17:30 Encerramento do dia.
24/08/2023
- 14:30 Implantação de ESG Palestrante: Prof. Dra. Ana Cristina.
- 15:30 Case de ESG Palestrante: Vivaldo Saldanha.
- 16:30 Roda de conversa Palestrantes: Marcia Mariane, Giselle Gomes e o público presente.
- 17:30 Encerramento
Promovida pelo NS Group Feiras e Eventos, a FITEC tema direção executiva do Químico Julio Tocalino, profissional com vasta experiência no setor. Ele afirmou que há grandes expectativas em relação à primeira edição da FITEC e que já está planejando a segunda edição, em 2024. Tocalino lembrou que promoveu durante 18 anos a Feira Internacional do Meio Ambiente Industrial, interrompida com a pandemia de Covid-19. “Quando houve a retomada dos eventos públicos fui cobrado a organizar uma feira na área de tecnologias ambientais para a indústria, e assim reuni 22 expositores e os apoiadores nesta primeira edição”, disse.
Tocalino conta que trabalhou na CETESB e teve dois laboratórios de química, além de ter criado a Revista Meio Ambiente Industrial. Ele lembra que o trabalho dos Químicos está fortemente relacionado ao meio ambiente, já que envolve etapas como o tratamento de efluentes nas indústrias, a questão dos resíduos industriais e as emissões atmosféricas, por exemplo. “Sem o profissional da química nada disso seria possível, em todas as etapas e em todo tipo de indústria”, finalizou.